http://www.virginiamoraes.com

sábado, 3 de outubro de 2009

Brazilian Jewellery Show- Inspired by nature, 2003


Quando estava morando em londres tive a oportunidade de oragnizar uma exposição na embaixada brasileira - "Brazilian Jewellery Show- Inspired by nature". Junto com minha amiga Cris Koelle, do site joiasdobrasil, fizemos uma mostra com 10 designers brasileiros na 32 Galery e no Ibrit em Milão. Foi um evento bárbaro, com muita repercusão, no Brasil e na Inglaterra. fotos : http://www.joiasdobrasil.com/eventos/index5.asp

Como curadora, apresento meu texto no catálogo:

Jóias do Brasil

As gemas brasileiras são conhecidas por sua beleza e raridade desde os tempos coloniais, quando abasteceram o mercado de jóias em toda a Europa. Hoje, o setor de jóias do Brasil acredita que a força do para a exportação de seus produtos não está somente no valor intrínseco dos materiais nobres, mas no processo de fabricação como um todo. O pais está produzindo jóias de alta qualidade graças a investimentos em tecnologia, a especialização de mão-de-obra e, principalmente, ao design. O Brasil do século XXI acredita que no design reside o diferencial para expansão de seus mercados.

Nessa atmosfera de criatividade e produtividade, em 1998 surgiu o joiasdobrasil.com, reunindo designers e artistas joalheiros das mais diversas regiões do Brasilque até então atuavam de forma isolada. Hoje,é um movimento na qual o intercâmbio de idéias, técnicas e materiais proporciona a reflexão sobre novos rumos para a joalheria contemporânea brasileira.

Textos...BSB / 1998


Esse foi o texto que fiz para o catálogo "BSB Design de Jóias" exposição de jóias em Brasilia, em comemoração dos 500 anos. Tive a honra de ser chamada por Flammarion Vieira para fazer parte da curadoria da mostra. Foi quando conheci o trabalho de Regina Machado, Marga Premem e Carla Amorim. Aí vai o texto:

Diversidade


No momento em que se celebra 500 anos de nossa história, somos levadosà nostalgia de nossa origem, ou à nossa pré-hiostória. Dela vem os primeiros exemplares do que o homem, posteriormente, chamou de jóia. Se tinham valor estético, simbólico ou ritual, aqueles colares de dentes, cocares de plumas, braceletes de conchas, ainda não é fácil precisar. O que se sabe que o homem, mais do que descobrir-se capaz de transformar e de assiciar forma à função, deu início a uma longa aventura que nos segue até hoje: a de agragar valores culturais a materiais naturais.

Conscientes que somos herdeiros da arte e cultura de nosso país, a Qvarvi Coopere, organiza uma grande mostra que comemora ou rememora um período tão longo como 500 anos. O BSB Design, em sua 2a edição, não poderia deixar de celebrar outra coisa senão o poder criativo do homem e sua multiplicidade de expressões, e traz ao público um panorama da joalheria brasileira.

A diversidade é aqui representada pela variedade de gemas brasileiras expostas por esse grupo heterogêneo formado por designers e autores de jóias que narram, cada uma à sua maneira, em suas diversas linguagens, as pectos significativos da nossa cultura em forma de jóias que estabelecem identidade com nossas raízes.


Prêmio Ecoleo madeira certificada.


Foi com grande honra que recebi menção honrosa no concurso ecoleo - madeira certificada. Eu fui a primeira joalheira a trabalhar com madeira certificada em 2000 na mostra "Design e Natureza". Tudo começou em 1998, quando trabalhei em um projeto do Ibama em Brasilia na produção e divulgação de espécies pouco conhecidas das matas. Temos no Brasil quase 4.000 espécies de madeira, e apenas poucas dessas são comerciais. O projeto consistia em trabalhar madeiras como, roxinho, pau amarelo, angelim, louro faia, madeiras até então desconhecidas no mercado. Essas espécies aprodeciam na mata na extração de outras espécies mais importantes. Eu entrei como a "raspa lixo", dizia sempre: raspas e restos me enteressam...e assim conseguia o refugo de designers de móveis e pequenos objetos e a usavam em montagens inovadoras com prata e ouro. Até a serragem me alegrava, quando misturada à resina e ao metal dava um ar nobre aquilo que na essência era nada mais do que pó! Isso me fascina na joalheria, o poder de transformação, mais do que qualquer outro, não há produto que mais agrega valor do que a joalheria.

Prêmio Idea Brasil




O Prêmio Idea/Brasil [e a versão nacional do International Design Excellence Award. O IDEA Award foi Criado em 1980 pela Industrial Designers
Society of America (IDSA) e tem como objetivo valorizar o design e a sua importância para o desenvolvimento dos mais variados setores produtivos nos
Estados Unidos. Hoje o IDEA Award é um dos mais consagrados e disputados prêmios de design do mundo, considerado um passaporte VIP para o
bom desempenho no mercado internacional.
Colar “Multi Discos” é composto de 4 discos de D:25mm em titânio 99% e corrente em prata 950 (rabo de rato). Os 4 (quatro) discos que compõe o colar tem cores diferentes , graduações produzidas com calor.
O acabamento da corrente se dá com uma pequena placa de titânio com as marcas do designer e da marca distribuidora, além das punções Ti (titânio) e Ag (prata) atestando o teor dos metais.
A jóia foi produzida em escala comercial pelo processo semi-artesanal. Os processos básicos são a estamparia e perfuração.