
Esse foi o texto que fiz para o catálogo "BSB Design de Jóias" exposição de jóias em Brasilia, em comemoração dos 500 anos. Tive a honra de ser chamada por Flammarion Vieira para fazer parte da curadoria da mostra. Foi quando conheci o trabalho de Regina Machado, Marga Premem e Carla Amorim. Aí vai o texto:
Diversidade
No momento em que se celebra 500 anos de nossa história, somos levadosà nostalgia de nossa origem, ou à nossa pré-hiostória. Dela vem os primeiros exemplares do que o homem, posteriormente, chamou de jóia. Se tinham valor estético, simbólico ou ritual, aqueles colares de dentes, cocares de plumas, braceletes de conchas, ainda não é fácil precisar. O que se sabe que o homem, mais do que descobrir-se capaz de transformar e de assiciar forma à função, deu início a uma longa aventura que nos segue até hoje: a de agragar valores culturais a materiais naturais.
Conscientes que somos herdeiros da arte e cultura de nosso país, a Qvarvi Coopere, organiza uma grande mostra que comemora ou rememora um período tão longo como 500 anos. O BSB Design, em sua 2a edição, não poderia deixar de celebrar outra coisa senão o poder criativo do homem e sua multiplicidade de expressões, e traz ao público um panorama da joalheria brasileira.
A diversidade é aqui representada pela variedade de gemas brasileiras expostas por esse grupo heterogêneo formado por designers e autores de jóias que narram, cada uma à sua maneira, em suas diversas linguagens, as pectos significativos da nossa cultura em forma de jóias que estabelecem identidade com nossas raízes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário